O RENAVAM 2025 trata-se de um documento de grande relevância para os proprietários de veículos terrestres em solo nacional. Desta forma, saber como consultar é indispensável para quem precisa acessar as informações relacionadas ao histórico veicular e demais informações condizentes com o automóvel em questão e ao perfil do condutor. Saiba mais!
Conteúdo do Artigo
A consulta do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) consiste em um documento veicular obrigatório no Brasil e com cobertura à todos os estados brasileiros.
De modo inobstante, a consulta do mesmo faz com que seja pertinente compreender todos os fatores relacionados ao registro do veículo, além de demais questões como multas, licenciamento regulatório, emplacamento e alteração de titularidade.
Independentemente de qual seja as suas limitações, vale a pena acessar o número do RENAVAM tendo em mãos documentos como o CRV (Certificado de Registro de Veículo) ou o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).
Dito isso, você tem três oportunidades para efetuar a consulta do RENAVAM: pelo aplicativo, pelo chassi e pela placa. Nos próximos tópicos você descobre em detalhes como é possível completar essa consulta conforme você precisar.
A forma mais buscada pelos brasileiros no momento de acessar o Renavam é pela placa veicular. Mesmo assim, todo cuidado é pouco para a disposição apropriada das informações conforme é demandado pelo Departamento de Trânsito Estadual.
Desta forma, pode-se optar pelo processo em questão por ser rápido e prático, além de facilmente completado por qualquer pessoa. Além disso, tal possibilidade é atrativa para possíveis compradores analisarem todos os aspectos referidos ao veículo em questão.
Precisa acessar o Renavam pela placa e não sabe por onde começar? Então continue acompanhando este guia, onde exemplificaremos utilizando o Departamento de Trânsito de São Paulo (DETRAN SP):
- Entre no site do Detran do seu estado através de seu navegador predileto;
- Em relação ao Detran do Estado de São Paulo, clique neste link direto;
- Logo na página inicial, clique em “Entrar”;
- É o seu primeiro acesso? Se sim, será obrigatório realizar um cadastro prévio com login e senha;
- Posteriormente, continue o cadastro com todas as suas informações pessoais e avance até a aba “Acessar”;
- Uma vez dentro da plataforma, procure pela opção “RENAVAM” e depois selecione “Consultar”;
- Neste momento, infira a placa do veículo e indique o campo “Ok”;
- Enfim, verifique todas as informações relacionadas ao RENAVAM e pronto!
Outra oportunidade é a consulta do Renavam a partir do chassi do veículo. Além do mais, esse procedimento também é simples para que o proprietário ou condutor possa sempre fazer suas conferências. Considere analisar o RENACH 2025!
Lembre-se que, neste caso, a consulta deve ser realizada obrigatoriamente no Detran com cobertura ao estado onde o veículo possui um registro ativo. Sabendo disso, separamos alguns pontos que você deve considerar durante a sua consulta ao Renavam pelo chassi. Veja só:
- Acesse o portal do Detran do seu Estado;
- Realize o seu login conforme ensinamos anteriormente ou solicite um novo cadastro;
- Passe pela etapa de segurança do portal acessando a opção “Não sou um robô”;
- Paralelamente a isso, entre na plataforma e siga até o campo “RENAVAM 2025”;
- Em seguida, escolha pela opção “RENAVAM” e informe o ano de “2024”;
- Imediatamente, opte pelo campo “Consultar” e aguarde o sistema carregar;
- Portanto, basta você efetuar a sua consulta e verificar tudo o que é necessário neste momento;
- Caso precise de um comprovante impresso, selecione o documento e clique em “Emitir”;
- Para a obtenção do documento digital, basta você escolher pela opção “Baixar” e pronto, você terá todas as informações relacionadas ao Renavam pelo Chassi à sua disposição!
Importante: Não há limites para esse tipo de investigação e, por essa razão você pode repetir essa consulta quantas vezes for necessário.
A praticidade é cada vez mais demandada para quem tem interesse em fazer a consulta do RENAVAM neste ano de 2025. Por essa razão, qualquer motorista ou proprietário pode acessar tal informações e incontáveis outros serviços tendo como base o site ou o aplicativo do Detran local.
Logo abaixo, você confere todos os passos necessários para alcançar as informações que você precisa de forma digital. Acompanhe:
- Acesse a loja de aplicativos do seu smartphone e procure por “Detran”. Além disso, lembre-se de fazer essa busca acompanhada da sigla do seu estado;
- Do mesmo modo, clique em baixar e faça todas as atualizações necessárias;
- Em seguida, abra o aplicativo e complete um primeiro login com os mesmos dados utilizados no site do Departamento de Trânsito local;
- Neste caso, será necessário informar o chassi e a placa veicular + o número do CPF do aluno;
- Posteriormente, selecione a opção “RENAVAM” e depois clique em “Consultar””;
- Por fim, faça a consulta de todas as informações do status do RENAVAM do veículo em questão.
Tome Nota: Cada localidade possui um acesso específico ao Detran regional e por conta disso você precisa se atentar para acessar corretamente o portal referido ao seu veículo. Tenha em vista, o Licenciamento 2025!
Consulta IPVA
Não é novidade para ninguém que o REVAVAM é indispensável durante a Consulta IPVA 2025 e por conta disso você precisa saber como obter tais informações com o máximo de antecedência.
Ainda mais, também se faz preciso ter em mãos o número do CPF e a placa veicular para dar prosseguimento às solicitações. Fique atento a estes pontos e descubra agora mesmo como consultar os valores do Parcelamento IPVA 2025:
- A princípio, acesse o site do Departamento de Trânsito Estadual;
- Do mesmo modo, prossiga até o campo “Entrar”;
- Posteriormente, vá até o campo de login e indique a placa veicular, RENAVAM e o CPF do proprietário;
- Ademais, selecione “IPVA” e indique o ano, neste caso, “2024”;
- Clique no botão “Consulta” e faça a verificação de todas as informações que você deseja conferir, desde os valores até as datas e prazos acerca deste tributo obrigatório.
Obs.: Caso prefira um acesso diferente, faça também a consulta a partir do site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado. Atente-se!
Deixe um comentário